A bursite é um tipo de inflamação que ocorre na bursa, uma pequena bolsa com líquido sinovial que amortece estruturas, como os tendões e as proeminências ósseas. Os primeiros sintomas da bursite no ombro são dores, inchaços e restrições de movimento.
Já as causas da inflamação são os movimentos repetitivos e desgastantes na região. Esportes que utilizam bastante os ombros, como natação, vôlei e basquete, e profissões com bastante movimento dos braços, como a de pedreiro, pintor e faxineira, por exemplo, estão associadas ao aparecimento da bursite na região que liga os braços ao tronco. Além de acontecer nas causas acima, a bursite também pode ocorrer após a artrite, inflamação das articulações, ou da gota: acúmulo de ácido úrico também nas articulações.
O tratamento é feito com repouso e gelo no ombro inflamado, relaxantes musculares, anti-inflamatórios e analgésicos (lembrando que apenas um médico pode receitar medicamentos). Sessões de fisioterapia podem ser recomendadas e, em casos graves, uma cirurgia pode ser necessária.
Para se prevenir da bursite no ombro, evite movimentos repetitivos com os ombros. Faça alongamento, de preferência com o acompanhamento de um especialista, e busque auxílio médico nos primeiros sinais de incômodo. Quanto antes a bursite for diagnosticada, maior a chance de uma boa recuperação.
Em caso de dúvidas entre em contato com a equipe do Dr. Soo para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!