A capsulite adesiva, também conhecida ombro congelado, é uma doença que causa inflamação na cápsula articular do ombro, gerando dor e limitação dos movimentos na região. A causa do distúrbio está relacionada a fatores genéticos e a reações autoimunes, apesar de ainda não se saber exatamente como ela é originada.
Estudos indicam que a capsulite adesiva é mais frequente em pessoas com doenças hormonais, como diabetes e doenças da tireoide, porém também pode ocorrer em indivíduos sem essas complicações. Existe ainda uma chance maior de acontecer caso a pessoa permaneça com o ombro imobilizado por muito tempo ou em pessoas com hérnia de disco cervical.
O ombro congelado tem três fases:
- Fase 1: a primeira é inflamação na cápsula, que vai de dores leves até muito fortes e que pode durar até nove meses;
- Fase 2: Na sequência há a fase que dá o nome popular da doença, pois há uma perda dos movimentos do ombro, deixando ele rígido, praticamente congelado, por até dezoito meses;
– Fase 3: A última fase é quando ocorre o "descongelamento", num período variável, até que os movimentos retornem ao normal.
Por ser uma doença silenciosa e parecida com outras, é difícil o primeiro diagnóstico ser de capsulite adesiva. No entanto, se o tratamento for bem realizado e respeitando os exercícios em cada fase, o paciente terá sucesso ao final de todo o procedimento.
Em caso de dúvidas entre em contato com a equipe do Dr. Soo para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!