O escafoide, que fica localizado no punho, é um dos oito pequenos ossos que ligam o braço com a mão. A forma mais comum de fraturá-lo é hiperestendendo a região, que acontece quando a palma da mão vai em direção à parte externa do braço, como em quedas com a mão espalmada.
O paciente sente inchaço e dor na região do punho, mais perto do polegar. Porém, nem sempre é perceptível uma dificuldade de movimentos cotidianos após o incidente. Até mesmo os exames de radiografia podem não relatar a lesão, fazendo com que a região continue lesionada e se agrave, causando uma pseudoartrose no escafoide.
Caso a lesão chegue neste ponto, não há motivo para se preocupar, pois a grande maioria dos casos tem cura. Ao identificar a pseudoartrose neste osso do punho, o médico ortopedista avaliará a gravidade da lesão e em quanto tempo ela ocorreu. A partir daí, o especialista indicará o melhor tratamento a ser feito. Ele pode recomendar repouso, medicamentos, fisioterapia ou até uma cirurgia no escafoide. O tempo de recuperação será de um mês a um semestre.
Em caso de dúvidas entre em contato com a equipe do Dr. Soo para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!