Para entender o que é a Lesão do Manguito Rotador é preciso antes entender o que é o próprio Manguito Rotador. O manguito é a estrutura que envolve o ombro como se fosse uma “manga”; é rotador porque é a partir dele que são possíveis os movimentos e a estabilidade da região. O Manguito Rotador é, então, o conjunto destes quatro grupos de músculos-e-tendões: supraespinhal, infraespinal, subescapular e redondo menor.
A lesão do Manguito Rotador é toda lesão que, de alguma forma, interfere na plena capacidade de funcionamento destas 4 estruturas.
Quais os tipos de lesão do Manguito Rotador?
O Manguito Rotador é uma estrutura complexa e pode ser afetado de diferentes maneiras.
As lesões parciais são aquelas em que parte das estruturas está lesionada, existindo ainda uma estrutura que liga o tendão ao osso.
Nos casos de lesão completa ou transfixantes, o tendão está completamente desgrudado do osso, ou seja, toda a estrutura está danificada.
Quais as causas destas lesões?
Uma das principais causas da lesão no Manguito Rotador é o desgaste progressivo da área. Em outras palavras, o manguito rotador se degenera com o tempo, sendo bastante comum o surgimento de lesões na área em pessoas com mais de 40 anos.
Os traumas também aparecem como principais causadores das lesões. Fraturas, luxações e grandes impactos podem desencadear uma lesão no local.
Também existem fatores genéticos e biológicos que podem auxiliar nas lesões do manguito rotador.
Quais os sintomas?
A dor no ombro é o principal sintoma do paciente com lesão no Manguito Rotador. Ela costuma aparecer de maneira sutil e ir crescendo progressivamente.
É comum sentir desconforto na hora de realizar movimentos de rotação e na hora de levantar e abaixar o braço.
Diferente de outras condições, a dor pode irradiar para a parte de cima do braço.
Como a lesão do Manguito Rotador é diagnosticada?
O diagnóstico leva em conta o exame clínico (sintomas + exame físico) e exames de imagem, como Ressonância Magnética e Raio-X. Para chegar ao diagnóstico correto é importante procurar um ortopedista especialista em ombro.
Como tratar?
Como existem diferentes lesões no Manguito Rotador, existem também diversos tratamentos disponíveis.
Os casos mais graves/avançados podem ser encaminhados para tratamentos cirúrgicos, acompanhados no pós de medicação e fisioterapia.
Mas há também diversos casos que podem ser tratados de maneira conservadora com fisioterapia, exercícios para o ombro e medicação, quando necessário.