A tendinite calcária, ou calcificada ocorre quando existe um depósito de pequenos cristais de cálcio em um tendão, causando dor e dificuldade para movimentar o local afetado. A alteração é mais comum nas mulheres que estão perto dos 40 anos de idade, e não tem relação com acidentes, traumas prévios ou envolvimento com outras doenças.
Médicos e especialistas ainda não concluíram o motivo exato pelo qual este acúmulo de cristais de cálcio ocorre, no entanto, por ser mais comum em pessoas de meia idade, a teoria mais aceita é devido à diminuição de circulação de sangue que chega ao tendão. Alterações na tireoide e no metabolismo do estrogênio também podem favorecer a sua formação.
Os sintomas que a tendinite calcária causa, estão diretamente associados à quantidade de cálcio depositada no tendão, sendo que os principais deles são:
- Dor;
- Menor amplitude de movimento;
- Dificuldade para mexer o membro afetado.
A doença é conhecida por ter duas fases: a aguda e a crônica. Na fase aguda o paciente sente muita dor no ombro, que persiste por cerca de 2 semanas. Já na fase crônica, há dor em menor grau, porém ela pode durar por vários meses.
Além de dores e problemas para articular o braço, a tendinite calcária também causa inflamação e vermelhidão, resultado da inflamação. O diagnóstico é feito por meio de exame clínico: o ortopedista irá apalpar o tendão, checando se o paciente sente dor, porém, por não se tratar de um exame conclusivo, o médico também irá solicitar um exame de raio-x para que possa verificar se há presença de pequenas áreas esbranquiçadas onde há a calcificação.
Na maior parte das ocorrências, o corpo do paciente reabsorve naturalmente os depósitos de cálcio, fazendo com que não seja necessária uma prescrição de tratamento. Porém quando os sintomas são persistentes e limitam a rotina do paciente, o médico irá decidir, junto ao paciente, o tratamento específico para o caso.
Normalmente o tratamento é feito com:
- Repouso do membro afetado;
- Sessões de fisioterapia;
- Uso de comprimidos e/ou pomadas analgésicas e anti-inflamatórias;
- Infiltrações com anestésicos e corticoides;
- Cirurgia, nos casos mais graves. Feita por meio de artroscopia. O paciente passará por raspagem para eliminar a calcificação por completo;
Possui dúvidas sobre a tendinite calcária? Entre em contato com a equipe do Dr. Soo para agendar a sua consulta!