O ombro é uma das articulações mais complexas do corpo humano, realizando movimentos como os de rotação interna, externa, abdução, adução, flexão e extensão.
As principais causas de dor no ombro são:
- Bursite
A bursite é a inflamação da bursa: uma pequena bolsa composta de líquido sinovial que ajuda a absorver os impactos dos tendões e músculos enquanto há movimento na região. Mais comum em que realiza movimentos repetitivos com frequência, ela causa dor, inchaço e rigidez.
- Tendinite
A tendinite é a inflamação dos tendões e assim como a bursite, ocorre quando há movimentação repetitiva da região. O paciente irá sentir dor, inchaço, vermelhidão e dificuldade de realizar movimentos acima da linha da cabeça.
- Artrose
A artrose é o desgaste da articulação que pode acontecer tanto pela realização de movimentos repetitivos, quanto por fatores genéticos. Dor, inchaço, dificuldade em movimentar a região, e sensação de areia no ombro são alguns dos sintomas.
- Capsulite Adesiva
Também conhecida como “ombro congelado”, a capsulite adesiva causa rigidez e dor no ombro. Isso ocorre devido à inflamação da cápsula articular, gerando a limitação dos movimentos do ombro.
Independentemente do motivo, a orientação ao ter qualquer sintoma nos ombros é buscar um ortopedista para que ele possa realizar os exames e o diagnóstico correto, conduzindo o paciente para o melhor tratamento.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a equipe do Dr. Soo para agendar a sua consulta!