As mãos estão constantemente sendo utilizadas, seja na rotina ou na prática esportiva. Estima-se que 25% das lesões em atletas amadores ou profissionais acontecem nas mãos ou nos punhos. As principais delas são as fraturas dos ossos do carpo, dedo em martelo, fratura do boxeador, avulsão do tendão flexor, lesão na fibrocartilagem triangular, e síndrome de De Quervain.
A grande parte das lesões acontece por queda ou trauma intenso nos punhos, mãos e dedos. Por isso, quando o atleta apresentar sintomas como dor, inchaço, dificuldade de movimentar a região afetada, hipersensibilidade, dormência, rigidez e calor, a orientação é parar as atividades físicas e procurar um médico ortopedista para que este possa realizar o diagnóstico e o tratamento corretos.
O tratamento pode envolver desde repouso e uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, até sessões de fisioterapia, injeções de corticoide e cirurgia. É possível prevenir as lesões nas mãos com técnicas e movimentos corretos, além do uso de equipamentos de proteção.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a equipe do Dr. Soo para agendar a sua consulta!