O ombro é uma região do corpo com uma estrutura bastante complexa. Nela, estão presentes três ossos, a escápula, a clavícula e o úmero, além de ligamentos, tendões, cartilagens e outros componentes. A união destes elementos compõe um sistema que torna capaz a realização de diversos movimentos: a articulação.
Na articulação, a cartilagem é uma camada que protege os ossos para que eles possam se movimentar sem atrito. Ela funciona como uma camada protetora que coloca óleo nas dobradiças (ossos), garantindo que eles deslizem sem impedimentos.
A artrose no ombro é o desgaste das cartilagens da região, mais precisamente a da cabeça umeral e da glenóide.
O que causa a artrose no ombro?
Não existe um fator ou causa única conhecida que seja completamente responsável pela artrose no ombro. O que se sabe é que existem diversos fatores que podem contribuir para o desencadeamento da doença:
- Genética
- Uso excessivo e incorreto das estruturas
- Traumas
- Envelhecimento
- “Morte óssea” (Osteonecrose)
- Cirurgias e/ou intervenções anteriores e/ou condições prévias
- Alteração hormonal
Quais são os sintomas?
Os principais sinais da artrose no ombro são a dor na região e a dificuldade de movimentação (rigidez, limitação dos movimentos, etc).
Alguns pacientes também podem relatar uma sensação de esfarelamento na área quando realizam movimentos e estalos constantes.
Diagnóstico e tratamentos
Ainda não existe uma cura para a artrose no ombro. Por isso, a melhor indicação é o tratamento precoce, ou seja, quanto antes a condição for diagnosticada, melhor. Isso porque os tratamentos disponíveis têm o objetivo de retardar o avanço da doença, em conjunto com o alívio dos sintomas.
O diagnóstico é realizado levando em conta o histórico do paciente e de seus familiares, exames clínicos (com testes variados) e também exames de imagem, essencialmente a radiografia.
A partir do diagnóstico da condição e do seu grau, o médico por iniciar o tratamento medicamentoso, para alívio da dor e dos sintomas, atrelado a exercícios e fisioterapia. O fortalecimento da região é extremamente importante evitar a progressão da Artrose, trabalhando também as estruturas ao redor como suporte.
Existem casos muito graves que recebem a indicação de tratamento cirúrgico. Costumam ser aqueles que já não respondem mais à medicação e limitam de maneira significativa a vida do paciente. Em algumas situações, pode ser utilizada a técnica de artroplastia do ombro que substitui as estruturas da região por peças adequadas (próteses).