Mãos e punhos estão constantemente sujeitos a lesões como: luxação, contusão e entorse. Mas você sabe diferenciá-las e o que cada uma representa? Hoje vamos falar sobre cada uma delas!
Luxação
Ocorre quando uma articulação é deslocada de sua posição habitual, ou seja, quando há o deslocamento de um ou mais ossos, causando um desalinhamento em relação à articulação. Os sintomas da luxação envolvem dor, inchaço, dificuldade de movimentar o local, e dormência. O local deve ser imobilizado até o paciente passar por consulta. Para alinhar o osso, o médico poderá realizar manobra de redução (colocar o osso no lugar). Dependendo da gravidade, poderá ser necessário cirurgia.
Contusão
Ocorre por uma pancada muito forte, capaz de causar inchaço, hematoma, além de dor que pode chegar a ser incapacitante. É indicado fazer compressa gelada na região logo após o trauma. O médico poderá recomendar o uso de anti-inflamatórios e analgésicos, além de orientar o paciente a evitar atividades físicas durante a recuperação.
Entorse
É o estiramento ou rompimento dos tecidos ligamentares que conectam os ossos às articulações. Normalmente a entorse é causada por um movimento brusco; tendo como sintomas dor, inchaço, hematoma e instabilidade do membro afetado. Nos casos mais simples a entorse é tratada com imobilização, compressas geladas e analgésicos. Já nos casos mais graves há necessidade de sessões fisioterapia, ou até mesmo cirurgia.